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Técnico de Comércio

Perfil de desempenho:

O Técnico de Comércio é o profissional qualificado apto a organizar e a planear a venda de produtos e/ou serviços em estabelecimentos comerciais, garantindo a satisfação dos clientes, tendo como objectivo a sua fidelização.

As actividades fundamentais a desempenhar por este técnico são:

 Desenvolver acções empreendedoras com carácter inovador criativo e dinâmico;
 Estudar os produtos e/ou serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades do mercado;
 Participar na concepção organização e animação do ponto de venda;
 Colaborar na pesquisa definição e composição do sortido, apresentando propostas, tendo em conta a evolução do mercado, as suas tendências e a procura derivada;
 Atender e aconselhar clientes, tendo em vista a sua satisfação e a fidelização das suas necessidades;
 Processar a venda de produtos e/ou serviços, recorrendo a equipamento informático e outros meios disponíveis;
 Proceder a operações de abertura e fecho do dia através do controlo de caixa e ou suporte informático;
 Efectuar o controlo quantitativo e qualitativo de produtos do ponto de venda, recebendo, conferindo, armazenando e etiquetando, controlando stocks e inventariando existências;
 Assegurar o serviço pós-venda, recebendo e analisando reclamações com vista à sua resolução, procedendo à troca de produtos e a reembolsos, tratando de devoluções e de outras situações colocadas pelos clientes;
 Proceder à organização da documentação relativa ao processo de compra e venda;
 Participar na gestão comercial e de pessoal, afecto à actividade;
 Utilizar as novas tecnologias nas actividades da função comercial e de gestão;
 Planear e acompanhar o site de comércio electrónico em colaboração com a gestão da empresa e com técnicos internos / externos à empresa de áreas multidisciplinares;
 Aplicar as normas de segurança, higiene e saúde respeitantes à sua actividade profissional.


Áreas Científicas de Base:

 Matemática
 Economia

 

Tecnologias e Técnicas Fundamentais:

 Actividade e funcionamento comercial das empresas;
 Organização e comunicação da empresa;
 Planificação, adaptação e controlo do trabalho;
 Estudos de Mercado;
 Merchandising;
 Gestão de stocks e aprovisionamento;
 Comunicação, promoção do ponto de venda;
 Atendimento e venda;
 Técnicas de negociação;
 Serviços Pós-venda;
 Legislação comercial e laboral;
 Documentação comercial;
 Cálculo comercial;
 Operações de caixa;
 Logística Comercial (armazenamento e conservação de produtos);
 Relacionamento interpessoal e gestão de conflitos;
 Aplicações informáticas da área comercial;
 Comércio electrónico;
 Normas de segurança, higiene e saúde respeitantes à actividade comercial;
 Políticas de produto e preço;
 Noções de contabilidade;
 Língua estrangeira.


Saídas Profissionais:
 Atendimento e vendas;
 Serviço pós-venda;
 Áreas comerciais;
 Promoção de produtos;
 Estudo sobre concorrência de mercado.
 

    
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