No passado dia 9 de Dezembro, os alunos dos cursos de Técnico de Electrotecnia e de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos visitaram os museus da Electricidade e das Comunicações.
No Museu da Electricidade, a primeira central termoeléctrica do país, os alunos contactaram interactivamente não apenas com o funcionamento deste tipo de centrais, como também com a evolução do processo de produção da energia eléctrica em Portugal. Esta exposição permanente alberga todo o conjunto de equipamentos que faziam parte da instalação da antiga unidade de produção, bem como diversos temas relacionados com a energia no seu geral, apresentando ainda muita outra informação acerca de centrais eléctricas que utilizam como fonte de energia primária as energias renováveis. Permite também, através da realização de diversas experiências, conhecer e contactar com de alguns fenómenos eléctricos.
No Museu das Comunicações, o grupo visitou a exposição “Casa do Futuro Inclusiva”. Neste espaço os formandos contactaram com soluções que, através da humanização das tecnologias e considerando a problemática da deficiência e da velhice, permitem uma vida de qualidade para todos. Trata-se de uma casa em permanente actualização, integrando novos produtos tecnológicos que a possam tornar cada vez mais habitável. O Museu possibilitou, assim, aos jovens estudantes observarem e testarem na prática aplicações de domótica, redes de comunicações, automatismos, entre outras tecnologias.
Esta visita de estudo, realizada no âmbito das disciplinas da componente técnica dos cursos de electrotecnia e gestão de equipamentos informáticos, constituiu uma situação de aprendizagem, propiciadora da aquisição de conhecimentos, bem como do desenvolvimento de novas técnicas de trabalho, facilitando a sociabilidade. Simultaneamente, permitiu a concretização do seu principal objectivo: a interligação entre a teoria e a prática, a escola e a realidade.