Post Image
fev 25, 2011

Técnico de Comércio no Banco de Portugal e na Bolsa de Valores


Os alunos do curso de Técnico de Comércio deslocaram-se a Lisboa, no passado dia 25 de Fevereiro, para visitarem o Museu do Banco de Portugal e a Bolsa de Valores.  

A visita ao Museu do banco de Portugal iniciou-se com uma visita guiada, onde os alunos tiverem oportunidade de visualizar a exposição permanente do Banco de Portugal, intitulada "O Dinheiro no Ocidente Peninsular: do Artigo Padrão ao Euro". Esta mostra apresenta o "dinheiro" nas suas diferentes formas, reflectindo a evolução histórica, socioeconómica e artística que caracterizou a sociedade portuguesa e os povos que habitaram o ocidente peninsular antes da fundação do Reino.

Na visita os alunos puderam visualizar também um vídeo expressamente concebido para esta exposição, intitulado "Breve História do   Dinheiro". Com a duração de 8 minutos, este vídeo pretende familiarizar o visitante com os aspectos relacionados com a evolução do dinheiro, o seu significado e formas, desde a pré-história aos nossos dias.

De referir que o poder aquisitivo do "português" foi realçado, nesta exposição, pela apresentação de um diagrama com o valor dos principais produtos comercializados na época.

O dinheiro, tal como hoje o entendemos, é uma "invenção" relativamente recente. No entanto, ao longo dos tempos, o homem encontrou soluções bastante diversificadas que facilitaram as suas transacções.

O homem pré-histórico vivia em economia recolectora, tendo passado posteriormente a produzir e a trocar os bens de que necessitava. Mais tarde assiste-se à troca feita com base no valor de um artigo reconhecido entre as sociedades – o artigo padrão. A moeda, com as características que hoje lhe conhecemos, surge no Ocidente, cerca de 700 a.C., na Lídia (Ásia Menor).  

Na Europa, as primeiras notas foram emitidas pelo Banco de Estocolmo em 1661. Em Portugal Continental, as primeiras notas entraram em circulação em 1822.

A visita à exposição permitiu aos alunos uma reflexão sobre a evolução histórica, socioeconómica e também artística, que caracterizam a sociedade portuguesa e os povos que, antes da fundação do Reino, habitaram o ocidente peninsular.

Relativamente à visita à Bolsa de Valores os alunos ficaram a conhecer o funcionamento da mesma, tendo também visitado a sala onde se encontra a mesa oval e o sino. Em Portugal, tal como noutros países, a Bolsa, durante muito tempo e para muitas pessoas, desfrutava de má fama e eram postas em causa as suas funções como dinamizadora da economia nacional. Hoje em dia assiste-se a um grande interesse dos portugueses pela Bolsa. O novo ambiente que envolve o mercado financeiro, e em particular a Bolsa, tem sido um importante factor dinamizador para fomentar a canalização de poupanças e a optimização dos recursos. A apresentação que nos foi feita retratava o funcionamento de compra e venda de acções com os três grandes clubes de futebol nacionais. Este facto acabou por despertar atenção e curiosidade, uma vez que todos podemos observar a subida e a queda das acções consoante os resultados desportivos dos clubes. Os alunos ficaram mais familiarizados com conceitos da área, como por exemplo o PSI-20 é um índice de acções que constitui um indicador da evolução do mercado accionista Português, a Euronext e os seus objectivos, entre outros.