out 09, 2020

Dia Mundial dos CTT


Para comemorar o Dia Mundial dos CTT, em tempos de pandemia, pedimos aos nossos alunos que redigissem 
a carta que gostariam de enviar aos nossos avós. Num tempo em que o digital foi a ponte que permitiu o 
contacto com os nossos ente queridos, recorremos à tecnologia para enviar esta missiva em homenagem 
aos CTT e ao papel que estes ocuparam e ocupam nas nossas vidas.

CARTA AOS NOSSOS AVÓS

“Queridos avós,
Desculpem não podermos estar juntos nestes últimos meses, embora a saudade já bata desde o primeiro dia. Porém, este ano, a distância significa amor e segurança.

Estes dias e semanas em que estivemos afastados, a nostalgia acaba por cruzar a nossa mente: o paladar pede pelos pratos deliciosos e perfeitos dos avós; os ouvidos pedem pelas histórias e os ensinamentos que nos passaram. O olhar pede o vosso sorriso, o olhar sempre terno, mesmo quando eramos os piores netos imagináveis; o lenço na cabeça da avó que, apostamos, ainda tem o seu cheiro único.

Nostalgia das estações quentes que passamos ao vosso lado. Na primavera: os passeios e as caminhadas infindáveis, também a ida à horta e as camisas feitas por vós (ainda parece recente a dor da picada da agulha de metal). No verão: a primeira queda de bicicleta, onde chorámos tanto por esfolar o joelho. Naquele dia, pensávamos que aquela dor era a pior do mundo, mas agora sabemos que a distância entre nós e vocês é a pior dor que já sentimos. Éramos tão felizes e não sabíamos.

Sabemos que a solidão é assustadora, porque duvidamos sempre da veracidade do amor da família e dos amigos. Será que ainda nos amam? Será que nos abandonaram? Mesmo que esses pensamentos pareçam verdade de tanto se repetirem, não o são. Avós, ainda vos amamos, incondicionalmente, e nunca, nunca, nunca vos vamos abandonar!
Por favor, tenham esperança. Nada é para sempre. Mais um pouco, e voltaremos a estar juntos nos fins de semana, a passar duas semanas nas férias de Natal, a caminhar pelas vilas e aldeias, e a jantar todos os domingos as vossas receitas secretas. Tenham esperança, sejam otimistas. Como nos ensinaram: Pensamentos positivos atraem coisas positivas.

Oxalá, quando isto passar, vos possamos abraçar com muita força, dar-vos a mão e contar o quão entediante e triste foi este tempo sem vos ver.

Uma coisa nós sabemos: As rugas são as marcas do tempo, dos anos vividos, adquiridas no dia a dia e que se vão acentuando, como prova inexorável da nossa existência.

Obrigado por tudo, pelo carinho, pelos ensinamentos.
Beijinhos lacrimejantes.
12º.TAS