Finalistas da ETPR em visita a Madrid
23 de fevereiro de 2012
Entre os dias 23 e 25 de fevereiro, os alunos finalistas da ETPR participaram numa visita cultural a Madrid, capital da vizinha Espanha.
Os objetivos desta visita cultural à cidade europeia de Madrid visaram, sobretudo, dar a conhecer o património histórico e cultural de uma capital europeia, alargando, assim, os horizontes culturais dos formandos e promovendo o espírito crítico relativamente à arte clássica e contemporânea. Simultaneamente, fomentou-se o desenvolvimento de um espírito de cidadania europeia, compreendendo a mobilidade como um fator, cada vez mais, presente na vida dos jovens cidadãos europeus.
A partida ocorreu na noite de 23 de Fevereiro de 2012. Apesar de termos partido com um ligeiro atraso a viagem decorreu da melhor forma e a chegada a Madrid ocorreu por volta das 11h00. Primeiramente, fomos efetuar o check in à unidade hoteleira, de seguida e atendendo à hora próxima de almoço, deslocámo-nos para as portas do sol para almoçarmos. Após o período livre para almoço, visitámos o Jardim Botânico, seguindo-se o Templo de Debod. Como os alunos evidenciaram algum cansaço, foi alterado o plano inicialmente previsto, pelo que após o jantar, na cidade do sol, deslocámo-nos por metro para o Hard Rock Café. Após uma hora de convívio, o autocarro levou-nos novamente para o hotel.
No segundo dia, após a toma do pequeno-almoço no hotel, deslocamo-nos de metro para o Palácio Real. A visita guiada a este palácio emblemático decorreu da melhor forma, tendo suscitado o interesse dos formandos.
De seguida visitamos o Museu do Prado, onde alunos e professores apreciaram as obras expostas, discutindo possíveis interpretações para as representações das mesmas. Passeámos, ainda, pelo jardim Bueno Retiro Park.
Para completar a viagem, visitámos o centro comercial Xanadu, onde podemos jantar e divertimo-nos nas pistas de kart. Este foi também o momento escolhido pela maioria dos alunos para adquirirem algumas recordações para familiares e amigos.
Esta visita de estudo constituiu um marco importante no percurso escolar dos nossos alunos, não apenas porque puderam contactar e conhecer as tradições e os hábitos culturais de uma capital europeia, mas também porque para muitos esta foi a primeira oportunidade de conhecerem uma cidade estrangeira.