fev 20, 2012

Visita à Bolsa de Valores de Lisboa


Visita à Bolsa de Valores de Lisboa       

20 de fevereiro de 2012

No âmbito das disciplinas científicas do Curso Profissional Técnico de Comércio e do Curso de Educação e Formação de Práticas Administrativas – Economia e Atividades Económicas – a coordenação de curso dinamizou uma visita com os alunos dos primeiros anos dos referidos cursos à Bolsa de Valores de Lisboa. 

Esta atividade teve como intuito motivar os alunos para as matérias do curso, bem como conhecerem o funcionamento da bolsa de valores.  De uma forma geral, aumentaram os seus conhecimentos na área da Economia e Atividades Económicas, ficaram mais sensibilizados para os conteúdos das disciplinas envolvidas e, por fim, foi ampliado o contacto destes com a realidade.

Em Portugal, tal como noutros países, a Bolsa, durante muito tempo e para muitas pessoas, desfrutava de má fama e eram postas em causa as suas funções como dinamizadora da economia nacional.

Hoje em dia, assiste-se a um grande interesse dos portugueses pela Bolsa. O novo ambiente que envolve o mercado financeiro, e em particular a Bolsa, tem sido um importante fator dinamizador para fomentar a canalização de poupanças e a otimização dos recursos. A apresentação feita retratava o funcionamento de compra e venda de ações com os três grandes clubes de futebol nacionais. Este facto acabou por despertar atenção e curiosidade, uma vez que puderam observar a subida e a queda das ações consoante os resultados desportivos dos clubes. Os alunos ficaram mais familiarizados com conceitos da área, como por exemplo o PSI-20 é um índice de ações que constitui um indicador da evolução do mercado acionista Português, a Euronext e os seus objetivos, entre outros.

Por último, visitou-se a sala onde está e mesa oval e o sino.

Os objetivos traçados foram atingidos, pelo que os docentes consideram a visita muito positiva, sendo que o feedback dos alunos permitiu concluir que para além de consolidarem as suas aprendizagens na sua área, este tipo de visitas favorece o gosto pela economia e pela atividade económica.



Galeria