Breve Historial e descrição da ETPR
Escola TÉCNICA E PROFISSIONAL DO RIBATEJO
Escola Técnica e Profissional do Ribatejo (ETPR) almeja a melhoria contínua e da excelência no ensino/aprendizagem e na formação integral do ser humano, promovendo os valores indispensáveis ao exercício de uma profissão, ao exercício da cidadania e à responsabilidade social, contribuindo para o desenvolvimento continuado da região.
Atualmente, a oferta formativa da Escola Técnica e Profissional do Ribatejo integra a formação de jovens e adultos. Os jovens têm na escola profissional a oportunidade de concluir os ensinos básico e/ou secundário, assim como os adultos poderão não apenas desenvolver a sua aprendizagem ao longo da vida com ações de formação modular de curta duração, como também ver reconhecidas as suas competências ao nível dos ensinos básico e secundário, através de um processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, no Centro Qualifica da ETPR.
A ETPR iniciou a sua atividade educativa em 2002, com dois cursos profissionais: Técnico/a Auxiliar de Infância e Técnico/a de Manutenção e Instalação de Equipamentos Informáticos.
Em 2003, alarga a sua oferta formativa aos cursos de Técnico/a de Eletrotecnia e de Técnico/a de Serviços Jurídicos.
Procurando responder às necessidades do mercado laboral da região e ir ao encontro dos interesses dos jovens estudantes, em 2004, acresce mais um curso profissional: o de Técnico/a de Análise Laboratorial. Assim, consolida a sua oferta formativa em cinco áreas chave: serviços de apoio a crianças e jovens; ciências informáticas; ciências jurídicas; eletricidade e energia e tecnologia dos processos químicos, especializando-se nas mesmas e incrementando assim a oferta de quadros altamente qualificados na região em que se insere.
Em 2012, face ao abandono escolar que se verifica na região, propõe-se ministrar cursos de educação e formação de jovens, não apenas no intuito de oferecer uma vertente mais prática que alicie os jovens em risco de abandono escolar e, simultaneamente, lhes confira uma qualificação profissional de nível 2 que incentive, por um lado, o prosseguimento de estudos e/ou, por outro lado, lhes faculte a possibilidade de ingressarem no mercado de trabalho. De facto, veio a verificar-se que estes jovens, na sua maioria, aproximam-se dos interesses escolares e acabam por ingressar num curso profissional com sucesso.
Em 2013, com o intuito de elevar as qualificações dos adultos da região e promover a orientação dos jovens, abre o Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional, atual Centro Qualifica, que vem aproximar a escola dos adultos, dando-lhes a possibilidade de converterem as aprendizagens realizadas ao longo da vida numa qualificação equivalente ao 4.º. 6.º, 9.º ou ao 12.º anos de escolaridade.
Em 2016, uma vez mais, impulsionada pelas solicitações dos parceiros, a ETPR oferece o curso de Técnico/a Auxiliar de Saúde. Perseguindo o objetivo da evolução contínua e de uma resposta adequada às necessidades, a escola tem, nos últimos anos, procurado aliar à oferta especializada, que a caracteriza desde a sua génese, a diversificação das propostas de oferta formativa de jovens, por forma a incrementar os mais variados quadros empresariais e institucionais da região com profissionais qualificados, empreendedores e criativos.
Na senda do crescimento, em 2018, passou a ministrar o curso de Técnico/a de Massagem de Estética e Bem-estar e em 2019, indo ao encontro de um dos sectores mais prementes da região do Ribatejo, abriu o curso de Técnico/a de Produção Agropecuária.
Em 2019,
A ETPR alicerça a sua ação no aumento da satisfação dos alunos, encarregados de educação, e sociedade civil/empresarial, atendendo às suas necessidades e expectativas. Para tal, a Escola Técnica e Profissional do Ribatejo, ao longo da sua existência tem pautado a sua prática educativa/formativa pelas seguintes linhas de ação:
• Promover uma boa e sólida formação de base especializada que permita aos seus diplomados enfrentar com sucesso um ambiente profissional altamente competitivo e em rápida evolução, ajustado ao tecido económico-social da região, dando assim resposta às necessidades empresariais do meio envolvente;
• Assegurar a formação e a motivação dos seus colaboradores, com vista a alcançar a excelência do seu desempenho e a qualidade do ensino e aprendizagens;
• Estabelecer continuamente parcerias e protocolos com o mundo empresarial e outras organizações nacionais e internacionais;
• Assegurar a conformidade com os dispositivos legais, normativos e institucionais aplicáveis;
• Acompanhar e melhorar a trajetória profissional dos diplomados;
• Estar permanentemente aberta à inovação.